Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia as lesões musculares são uma das principais causas de afastamento dos praticantes de atividade física dos seus treinos em seus vários níveis de intensidade e modalidade. Apesar disso, elas não são privilégio somente dos atletas amadores e profissionais, qualquer pessoa pode estar sujeita a uma lesão muscular enquanto realiza suas tarefas do dia-a-dia, sendo jovens ou idosos ativos não somente pessoas sedentárias e inativas. Por isso, é cada vez mais comum a prática de exercícios funcionais considerados de proteção que previnem lesões através do aumento da força, da resistência e da potência do sistema músculo esquelético, aumentando a amplitude dos movimentos e a estabilidade das articulações.

Em idosos os movimentos funcionais contribuem para melhores níveis de agilidade e independência uma vez que os tornam mais fortes e flexíveis já que aumentam o desempenho físico e reduzem as dores nas articulações. Para aqueles que sofrem de dor crônica musculoesquelética, degeneração articular e perda de força e flexibilidade, a prática destes exercícios também reflete em bons resultados. É importante lembrar que cada pessoa deve ter seu plano de exercícios individualizado e adequado às suas necessidades específicas.

Vamos entender os vários tipos e níveis de lesões oste musculares.

 

As principais lesões musculares são, estiramento, distensão, contusão e ruptura. Praticamente 90% de todas as lesões musculares são contusões ou estiramentos.

As lesões são divididas em agudas ou seja, aquelas que levam menos de três semanas para serem recuperadas e crônicas sendo esta recorrente.

Quanto ao tipo, as lesões podem ser divididas entre as causadas por fatores intrínsecos, ou aquelas ocasionadas for fatores externos (ou extrínsecos).

 

Quanto à gravidade, as lesões musculares são classificadas em três graus distintos:

Como regra geral, recomenda-se para todas as lesões aplicar o protocolo conhecido como P.R.I.C.E:

 

De agilidade e mobilidade ao seu corpo através de exercícios de movimentos funcionais que proporcionam instabilidade para que seus músculos articulações se ajustes e promovam a sinergia necessária para o desempenho de suas rotinas diárias. Faça natação funcional, solicite mais informações em nosso site e venha conferir de perto essa modalidade.

 

 

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