Natação Infantil

Natação Infantil

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que as crianças comecem nadar a partir dos 6 meses. Nessa idade, o ouvido fica desenvolvido o suficiente para dificultar a entrada da água, reduzindo as chances de infecção, portanto a natação infantil é o primeiro instrumento e o mais eficaz de aplicação da Educação Física no ser humano sendo um ótimo elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor e maturacional.

Quer mais um motivo para matricular seu filho na natação? Além de se divertir na água e trabalhar o sistema respiratório, ele também aprende a ter um melhor equilíbrio e desenvolvimento motor. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

 

Os pesquisadores acompanharam 19 bebês nadadores dos 2 aos 7 meses. As aulas envolviam atividades como ajudar a criança a dar cambalhotas sobre um tapete flutuante, a mergulhar e equilibrar-se na mão do pai ou da mãe para pegar algum objeto. Aos 5 anos, essas mesmas crianças passaram por um novo teste. A equipe de pesquisadores fez com que os pequenos andassem na ponta dos pés, balançassem apenas um pé, pulassem corda, rolassem uma bola para o gol. O resultado foi bem claro, de acordo com os pesquisadores: aqueles que praticaram natação saíram-se bem melhor na avaliação.

 

Quando falamos em natação e seus benefícios para o desenvolvimento infantil, devemos ter consciência que o processo pedagógico do “ensinar a nadar” deve ser respeitado em suas fases. Como primeira fase e talvez a mais importante destaca-se a adaptação ao meio líquido, que deve ser orientada para que a criança experimente e vivencie habilidades de estabilidade postural. A criança sofre mudanças no seu organismo durante o processo de crescimento e desenvolvimento, tais como: comportamento motor, afetividade, aprendizagem, percepção, etc.

 

De acordo com o professor de educação física, Fabiano Feliciano, é inegável a importância da natação para a formação da personalidade e inteligência da criança. “Com os colegas na piscina, eles aprendem que cada um tem sua vez e todos são importantes”, destaca.

Vantagens da natação infantil:

  • Melhora o desenvolvimento neuromotor;
  • Fortalece a musculatura;
  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Ativa e dá mais mobilidade às articulações;
  • Desenvolve as noções espaciais, temporais e de ritmo;
  • Estimula um sono mais tranquilo;
  • Reforça o apetite;
  • Desenvolve a sociabilidade e a autoconfiança.

 

Não perca mais tempo, solicite mais informações em nosso site e esclareça todas suas dúvidas.

 

 

WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp